domingo, 10 de outubro de 2010

Liderando com Estratégia de Diferenciação

Olá!

Tive o prazer de assistir a uma palestra muito interessante com um atleta brasileiro, Klever Kolberg, que dentre várias façanhas radicais, representou o Brasil por 22 vezes no rally Paris Dakar. Registrei alguns pontos que quero compartilhar aqui:

"No deserto, precisamos ter soluções rápidas..."
Fiquei pensando nos momentos de crise em que as organizações precisam rapidamente se movimentar e ter muita flexibilidade para agir e na tomada de decisões.
O quanto é importante que estejamos sempre preparando nossas equipes para os momentos de escassez, de falta. Como já dizia Shakespare: 'quando o mar está calmo, qualquer barco navega bem'.

"A oportunidade gosta de se fantasiar de dificuldade..."
O quanto o papel do líder é importante para ajudar a equipe a traduzir estas "fantasias corporativas". Sem contar o fato de que precisa formar novos líderes a ter o mesmo "faro" e habilidade em decifrar as oportunidades atrás das dificuldades.

"Sem ter alguém orientando, você aprende fazendo e, neste caso, a chance de errar é maior..."
Liderar é preparar sempre a equipe. Um dos papéis do líder é o de orientador, de protagonista do aprendizado. Precisamos de líderes que tenham maior empenho em capacitar sempre suas equipes e que não fiquem esperando isso do RH ou departamentos de treinamento.

"Ganha quem erra menos, ou quem percebe antes que precisa corrigir..."
Esta habilidade de atenção ou de prevenção deve ser incentivada e cultivada na equipe no cotidiano. Sempre que concluir um projeto, reúna a equipe e pergunte-os: o que aprendemos? Quais são nossas lições aprendidas com este projeto?

"Atenção! Nunca despreze o ambiente!"
Liderança para orientar equipes a manter atenção permanente no mercado, concorrentes, movimentações que possam afetar o negócio.

"Time que não está comemorando está desperdiçando energia..."
Fortalecer os laços emocionais. Mostrar a todos que estamos no caminho. Esta atitude deve ser sempre incentivada pelo líder para que sempre demonstrem o valor pelas conquistas.

"Precisamos ter os melhores e, estes, querem ser reconhecimento e ter grandes desafios..."
O quanto é importante a busca, idenficação e constante elevação de nível da equipe, a fim de mantermos o curso da evolução contínua.

"É preciso ter uma estratégia de diferenciação..."
Insanidade é querer atingir resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas - A. Einstein.
Busca contínua pela inovação, foco em descobrir melhores formas de atingir resultados para que estes sejam sempre superiores e diferenciados, este é mais um dos papéis do líder do futuro.

Desta palestra trouxe algumas anotações e destas que trouxe neste post, procurei dar uma interpretação minha acerca dos modelos de liderança que podemos difundir com nossas equipes e melhorar ainda mais nossos resultados e desafios.

Abraços.

2 comentários:

  1. Ainda bem que postei algo parecido antes de ler este...vc está sempre á frente!Não tenho cargo de liderança, mas estou sempre buscando inovar,aprender e desenvolver meu trabalho da melhor maneira, para não ficar na "mesmice"...Parabéns,e obrigada por partilhar conosco !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IzaSantos,

      Essa palestra foi muito interessante. Anotei alguns pontos que me chamaram muito a atenção sobre aspectos de nossos estilos e atividades do cotidiano da liderança.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Abs

      Rodrigo

      Excluir