quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sempre é tempo de Servir!

Olá

Muito se fala nos dias atuais sobre a postura servidora, sobre o servir.

Mas afinal, de que realmente estamos falando? Qual o real significado acompanha esta definição?


Quando realizamos algo, podemos afirmar que colocamos nossas habilidades, competências, energia em movimento, em ação a um objetivo. A esta ação, podemos chamá-la de "serviço".
Partindo-se do princípio de que todos somos clientes uns dos outros, então, ao realizarmos algo a alguém podemos dizer que realizamos um "serviço".
Este raciocínio do "entregar" algo, "realizar" algo a alguém nos ajuda a compreender melhor como o serviço está presente a todo o momento, em nosso cotidiano. Desta forma, realiza um serviço, quem atente ao telefone, quem dirige um automóvel, quem orienta um idoso, etc...

A diferenciação entre "serviços" está na atitude, na forma como este serviço foi entregue, realizado ao outro.

Existem pessoas que sabem atender ao telefone, existem outras que sabem criar experiências diferentes ao cliente ao atender o telefone com agilidade, cortesia, atenção,... Conheci bons motoristas, mas também conheci verdadeiros companheiros de viagem, que surpreenderam-me com atenção, com pequenos gestos de bondade que, conseguem surpreender seus clientes, que tornaram o caminho muito mais leve e divertido.

A diferença está na forma!

Todos podem realizar bons serviços, mas somente os generosos e verdadeiros, sabem servir.

Conheci um garçom que atendia a sala de reuniões que ocupei com outros executivos, seu nome, Sr. Vicente. No primeiro dia em que participei das reuniões, percebi que ele entrou na sala somente quando já estava ao meu lado, quando discreta e silenciosamente, mostrou-me sua bandeja cheia de xícaras de café e chá, já com alguns sachês de açúcar e adoçante previamente abertos. Apontei a uma de café e fiz um sinal de 2 para o açúcar. Ele imediatamente serviu-me, colocando a xícara cuidadosamente na mesa à minha frente, já tendo despejado os 2 frascos de açúcar que lhe pedi. Até aí, nada de mais.
O impressionante veio semanas depois, quando fui participar de outra reunião, no mesmo lugar, e o Sr. Vicente, deu-me uma aula de como é que se faz para realmente estar lá para servir: ao chegar ao meu lado, ele já despejou 2 sachês de açúcar em uma xícara de café e colocou-a em minha frente, com um olhar leve e fazendo um sinal positivo com a cabeça... Lembro-me como se fosse hoje! Parecia meu pai trazendo uma xícara de café e já colocando à minha frente... Ele simplesmente, fez!
Fiquei impressionado. Como é que ele se lembrou de mim? Sim, pois aquele local recebe centenas de executivos diferentes na semana, cada um com seu gosto diferente: uns querem chá, outros café, outros água, outros, nada.... e ele, sabia quem eu era, e que eu gostava de café com 2 sachês de açúcar!

Sabe o que é isso? Isso se chama ATENÇÃO.

Para Servir é preciso ter atenção genuína, verdadeira, pelo outro! Servir pressupõe doar o seu melhor para o outro. No caso do Sr. Vicente, ele poderia servir-me como qualquer outro garçom. Mas, ele preferiu servir-me com atenção, e soube memorizar o que o seu cliente gostava e o que o fazia sentir-se melhor.

Para servir alguém é preciso querer, de todo o coração, fazer o outro sentir-se melhor!

Tendo esta mensagem como guia, eu te pergunto: o que você tem feito, para tornar a vida das pessoas ao teu redor uma verdadeira EXPERIÊNCIA? Que tipo de lembrança elas têm de você hoje? Quais lembranças você gostaria que tivessem? Pense nisso! Sempre é tempo de servir.

Agora, deixe seu comentário contando situações que já aconteceram contigo, em que você sentiu realmente que usaram a atitude do SERVIR contigo.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário