domingo, 21 de fevereiro de 2016

Qual nota você daria à sua escuta?



Olá!


É com os sentidos que nos conectamos com o mundo exterior. E é através dos sentidos que completamos nossa conexão com as pessoas. Acredito que os sentidos são como antenas que nos permitem dar sinais de vida, recebê-los de volta e interpretá-los.


Exercendo minha gratidão em poder utilizar plenamente os sentidos e poder perceber a importância destes em minha vida, debrucei-me a pesquisar sobre a "Escuta" e pude descobrir, que é através dela, que a sensibilidade invade nossos corações. A escuta verdadeira permite-nos sentir o mundo e as pessoas. 

Ao realizarmos uma dedicada e gentil escuta, podemos estabelecer vínculos, ligar alma e corações, fazer vibrar o senso de pertencimento, de ser parte integrante do todo.

Acontece é que esquecemos disso e passamos a falar muito mais do que escutar. Nosso ego, numa tentativa imatura deseja continuar mantendo a sensação de pertencimento, como se fosse uma droga que entorpece e vicia e, faz com que queiramos ser ouvidos por muito mais tempo do que merecemos. E isso, acaba reduzindo a oportunidade do outro em ter o seu momento de expressão. 

Quem fala mais do que escuta, rouba tempo e conexão de vida do outro!

Ao permitirmos a escuta plena, colocamos o outro na cena da vida. Damos a outra pessoa a oportunidade de conectar-se e de sentir-se parte da energia que é compartilhada.

Escutar é um verbo muito interessante, pois também pode ser uma metáfora do sentir. Lembre-se de que muitos tem ouvidos perfeitos mas não escutam. E como dizia o mestre Rubem Alves: 

"É na escuta que o amor começa, 
e é na não escuta que ele termina"

Pense nisso, assista atentamente o breve vídeo abaixo e avalie qual nota você daria à sua escuta. Será que é grato por escutar? Lembre-se de que nem sempre escutamos somente com os ouvidos.

No meu livro "O Poder da Escutatória", você encontrará algumas reflexões interessantes sobre como pais, gestores, professores e colegas podemos utilizar a energia da escuta como criadora de laços genuínos e duradouros.



Forte abraço!




Compre o Livro O Poder da Escutatória em: http://www.livrariacultura.com.br/p/o-poder-da-escutatoria-46287756

Nenhum comentário:

Postar um comentário