domingo, 7 de outubro de 2012

Adoro o coffee break de eventos


Olá!


Eu adoro o coffee break de eventos!

Sempre fui um apreciador do café e aliás com o perdão do trocadilho, acho que sempre combinou comigo, pois café com leite fazem uma parceria de sucesso há muitos anos!

Aproveitando esta introdução, quero dedicar este post ao poder do networking:

Em minha atividade, geralmente estou envolvido em eventos de empresas, universidades ou congressos especializados seja como professor, consultor, palestrante ou participante. 

Tenho visto, invariavelmente, uma cena que sempre chama a atenção: pessoas que não aproveitam o coffee break dos eventos! Digo isso não só pelos quitutes, docinhos e bebidas que nos são servidas, mas pelo networking desperdiçado.

Há pessoas que são patrocinadas por suas empresas para participar de feiras, congressos, seminários em faculdades ou até mesmo há as que fazem o investimento sozinhas e perdem esta importante oportunidade, ficando mudas e escondidas nos cantos da sala e nos momentos do break

Aprendi com minha mãe, uma costureira de mão cheia, a procurar ser sempre cortês com as pessoas. Minha mãe é do tipo de pessoa que faz amizade facilmente e que em pouco tempo acaba trocando histórias com quem conhece. E lhe garanto, funciona!

Desta forma, anotei abaixo algumas dicas para quando você for participar de eventos:

  • Mapear o terreno: procure por pessoas já conhecidas de eventos anteriores, ou profissionais de empresas que já tenha algum contato ou mesmo curiosidade. 
  • Expositores: nos standes de expositores, aprecie com cuidado e respeito o material/serviços apresentados. É possível que o próprio expositor lhe apresente a outras pessoas que conheça e que podem ser bons contatos no futuro.
  • Cartão de visitas: sempre à mão, mas lembre-se de que não é para sair distribuindo como “santinhos” de políticos em campanha. A troca de cartões é uma atitude gentil e um sinal de respeito, em que você entrega à pessoa a liberdade de entrar em contato contigo, quando e se quiser, no futuro.
  • Faça boas perguntas aos palestrantes: quando abrirem o espaço para as perguntas da plateia, peça o microfone e aproveite para fazer a sua. Conheço muitos headhunters que vão a eventos só para ficar de olho em quem faz as melhores perguntas, para depois interceptar estes talentos em potencial no coffee break.
  • Redes Sociais: antes, durante e depois dos eventos. Leia atentamente sobre os assuntos e palestrantes, conheça-os nas redes sociais. Compartilhe com sua rede, se possível em tempo real, o que registrou do evento, não somente as fotos, mas dicas, mensagens, citações, etc. Siga nas redes sociais, os palestrantes e autores que mais lhe interessaram, bem como pessoas que conheceu, para quem sabe, no futuro, encontrarem-se em outro evento.

Estas dicas simples podem lhe ajudar a apreciar melhor os coffee breaks, que como já deve ter percebido, além de tudo isso, ainda há como acompanhamento belos quitutes, docinhos, cafezinho, bebidas, etc. 

Lembre-se: seu valor no mercado está diretamente ligado ao teor de sua rede de contatos. Talvez esteja aí a resposta por sua situação profissional atual.

Pense nisso!


Forte abraço.

2 comentários:

  1. Rodrigo, muito legal teu blog, com valiosas dicas do mundo corporativo!

    Nas tuas postagens da página inicial, percebe-se tua preocupação em desenvolver pessoas e formar profissionais críticos e reflexivos.

    Acompanhei teu trabalho na Schin e sempre ouvi boas referências a teu respeito - o que confirmei ao ler teus artigos!

    Parabéns!
    Mariana Pereira Querino

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana, muito obrigado pelo carinho!

    Fico feliz que tenha gostado, fique à vontade para conhecer e comentar os demais posts. Tenho me dedicado a compartilhar algumas bobagens para encontrarmos juntos o melhor caminho.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir