sexta-feira, 30 de março de 2012

Liderar e lapidar talentos

Olá!

Para o post de hoje, quero compartilhar alguns insights sobre liderança e seu real sentido, na minha opinião. Liderar é verbo de ação e é dependente de complemento. Quem lidera, lidera alguém. Mesmo que seja a si próprio. Mas aqui, vamos nos concentrar a liderar outros.

Ouvi de um importante professor indiano, Jagdish Sheth (http://www.jagsheth.net/), que líder deve fazer com que pessoas comuns sejam capazes de realizar coisas extraordinárias. Esta reflexão me chamou muito a atenção. Creio que a função de liderança precisa acreditar no potencial humano. Crer que o diferencial está nas pessoas e não nas coisas.

Este mesmo sábio professor, completou ainda, que o líder deve agir como um lapidador de talentos. Lapidar é ação de um artista que consegue multiplicar o valor de algo.
Veja um exemplo interessante, e simbólico, sobre o valor da lapidação:
1 grão de trigo após transformado, vira pão. Neste processo, seu valor agregado é de cerca de 3 vezes.
1 pedaço de carvão, após devidamente transformado, vira diamante. Neste processo, seu valor agregado é de 20 vezes.

Usando este raciocínio, liderança deve elevar o valor das pessoas. Líder deve ser capaz de multiplicar o valor que as pessoas possuíam. Para que consigam realizar coisas que nem elas mesmas acreditavam ser capazes.

Mas para isso acontecer é preciso acreditar.

Lembre-se: ninguém nasce odiando. Todos, em essência, nascem bons.
O que acontece que conforme o tempo passa, somos apresentados a condições e contextos que acabam endurecendo nossos comportamentos. Alguns são submetidos a intensas pressões sociais (pais, sociedade, etc), que acabam por criar "cascas" no coração. Fazendo com que ajam de forma dura, fria, indiferente, injusta, grosseira, etc. Mas todos, recebem o toque da Bondade para vir a este mundo.

Se você, de alguma forma acredita nisso, reflita como pode ajudar a lapidar os talentos das pessoas que convivem ao seu lado. Pode ser incentivando seus filhos, ouvindo mais sua esposa, tendo agenda para acompanhar sua equipe...

A oferta de ações é grande, basta escolher em qual lado você está!

Forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário