quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dicas para estimular a troca de conhecimentos

Olá

Analisando o cotidiano corporativo, encontramos algumas barreiras para que o conhecimento seja compartilhado.
Elenquei abaixo, algumas dicas que podem ajudar a incentivar a troca de conhecimentos na empresa:

  1. Liderança: aqui destaco que falo sobre liderança e não somente em ter líderes. Empresas que possuem bons líderes mas investem pouco em liderança, correm um sério risco = quando estes líderes saem, ficam sem referência. É preciso ter na organização, um sistema simples e completo de formação de liderança, voltado aos valores, orientando sucessão e direcionado ao mercado.
  2. Contexto: o ambiente é elemento fundamental para a troca de saberes. Quanto mais próximo do contexto da ação, mais fácil a aprendizagem e a fixação, sem contar o fato de que no contexto correto, torna-se muito melhor para buscar novos conhecimentos, para que o estimulo pelo novo, pela inovação aconteça naturalmente. O melhor lugar para compartilhar algo é no mesmo ambiente em que a ação acontece, por exemplo, diante da máquina, na visita ao cliente, etc. Lembrando que a situação tempo x espaço serve como a moldura para o contexto.
  3. Promova a notoridade: incentive a participação em espaços de troca de saberes, salas de treinamento, por exemplo, apoiando a divulgação dos nomes daqueles que realizam o compartilhar, principalmente se esta ação for espontânea. Ajude estas pessoas a aumentar sua visibilidade corporativa. Quem compartilha passa a ser referência.
  4. Resultados: construa um modelo de controle de resultados obtidos com a troca de conhecimentos, como, redução de retrabalho, melhorias implementadas x ganhos, aumento de receitas, etc. Faça a troca tornar-se parte do corpo de ativos da organização. Mostre o quanto a área, as pessoas, a comunidade, a empresa, etc, estão ganhando com os conhecimentos compartilhados.
  5. Redes Sociais: possuir uma mínima estrutura de trabalho virtual, como espaço para blogs, foruns de discussão, post de imagens, audio e vídeo, FAQs, etc. enriquece, e muito, a agilidade para a troca plena destes saberes. Muito importante é ter ferramentas e alguns mecanismos de ativação e moderação para filtrar e dar uso ao conhecimento trocado.
Bom, se você utiliza alguma prática e quer aumentar esta lista, fique à vontade para incluir nos comentários deste blog.

Abraços.

2 comentários:

  1. Fabiano,

    Muito bom você ter tocado na questão resultados. Muitas empresas começam iniciativas de GC sem se atentar aos resultados. É claro que ter mais conhecimento, por si só, já é um resultado. Mas nem todos entendem isso.

    grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafael,
    Obrigado pelo comentário.
    Realmente, ter uma visão focada em resultados, ajuda a ter maior adesão de acionistas nos projetos.

    Ah.. só um detalhe, sou Rodrigo e não Fabiano... rsrsrsr

    Abraços.

    ResponderExcluir