sábado, 17 de julho de 2010

Talentos segundo Ram Charan

Olá amigos!

Encontrei algumas dicas interessantes que recortei de algumas citações de Ram Charan, o guru dos maiores CEOs do planteta:

  • Todo mundo tem algum talento, apenas é preciso descobrí-lo, aplicá-lo nas atividades corretas e e amplificá-lo.
Charam propõe a regra 70-20-10 para desenvolver talentos, regra que irá publicar em seu livro que publica em 2010 sobre este tema:
  • Significa 70% da experiência de desenvolvimento dos funcionários deve ser destinada à preparação on-the-job, 20% em sala de aula ou equivalente, e 10% cabem ao próprio profissional que deve encontrar seu modo de acelerar o aprendizado.
 Uma empresa que seja mestre em talento, não tem por definição, um turn over elevado demais. Se um profissional talentoso fica apenas dois ou três anos em uma companhia, por exemplo, pode significar que ela é um repelente de talentos.


Há traços comuns aos CEOs mais bem-sucedidos: eles buscam grandes ideias, tentam aprender todos os dias, são curiosos, procuram evoluir como sistemas, administram seu tempo muito bem.

Boas práticas para se desenvolver talentos:
Os líderes devem:
  1. Despender muito mais tempo e recursos para conhecer e desenvolver seus talentos;
  2. Não devem delegar o desenvolvimento de seus talentos a outros departamentos ou técnicos;
  3. Reconhecer seus talentos e se comprometer a desenvolvê-los rapidamente;
  4. Ocupar-se em dar muitos feedbacks a seus profissionais talentosos;
  5. Dar muita atenção, de verdade, à ideia de que as pessoas vêm antes da estratégia.

Empresas mestres em talento, devem selecionar pessoas com alto potencial para liderança

O em ensino de liderança através de livros ou através do sistema de ensino dos MBAs atuais, acelera o desenvolvimento de líderes, mas não a liderança em si.

Regras para a execução eficaz:
  1. Antecipar as mudanças;
  2. Conhecer a fundo a própria empresa;
  3. Conhecer a fundo o setor em que atua;
  4. Conhecer bem as pessoas para poder motivá-las e desenvolvê-las. É o talent mastering. Sua orientação é concentrar-se no talento bruto das pessoas, separar só suas qualidades, encontrar aquilo que cada uma nasceu para fazer.
  5. Ser preciso ao determinar prioridades em relação aos negócios;
  6. Cultivar hábitos profissionais saudáveis, como a necessidade de avaliações trimestrais, a busca do foco, disciplina e clareza sobre as tarefas e objetivos. "Converse com todos, olhe nos olhos, defina quem vai fazer o que e quando, crie responsabilidades."
Credibilidade e, a sua causadora, a integridade são dois traços realmente essenciais a um líder, porque são os geradores de confiança. O resto é variável.



Fonte: Revista HSM Management. 81. Jul-Ago, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário