sábado, 15 de novembro de 2014

Líder Educador


Olá!

No dia 15 de Outubro deste ano, estive palestrando no evento Harvard Business Review, o Fórum HBR Brasil Educação Corporativa 2014. Fui convidado a apresentar-me no painel "O Líder Educador". Para mim, em especial foi uma honra representar a classe dos professores neste importante evento voltado à Educação no mundo corporativo. 

Vários debates, apresentações, discursos, cases, tecnologias rechearam o dia do evento, onde pudemos compartilhar práticas inovadoras e vencedoras que levam a educação como fundamento principal.

Profissionais e empresas interessadas em debater a Educação estiveram presentes garantindo assim um alto nível de aprendizado e discussões.


Da esquera para direita: Sergio Fajerman, Jose Pablo Vera Fernandes,
Rodrigo Leite e Luiz Edmundo Rosa
No painel em que participei, tive a companhia de outros executivos: Sergio Fajerman, Diretor de RH do Itau-Unibanco, Jose Pablo Vera Fernandes, Gerente da unidade do Rio de Janeiro da Universidade Corporativa Crotonville Learning Center da GE Global Learning  e Luiz Edmundo Rosa, vice-presidente de pessoas e organização da GRANBIO e Diretor de Educação da ABRH, que também foi o mediador. Assim pudemos juntos compor o tema sobre diferentes pontos de análise.

Após apresentação do material produzido por cada painelista, pudemos debater e responder às perguntas da plateia. Luiz Edmundo, abriu o tema trazendo estatísticas e o perfil atual da educação no Brasil, Sérgio Fajerman, trouxe o case de desenvolvimento de liderança do gigante Itau Unibanco, compartilhando práticas e casos reais de seu cotidiano e, Jose Pablo, compartilhou como o investimento em educação é parte integrante da estratégia de negócios da GE, trazendo importantes dicas de como a 1a Universidade Corporativa, o Learning Center de Crotonville, torna-se referência no segmento. 

Minha missão foi a de dar a visão do líder como agente protagonista da mudança. Pessoa que assume a responsabilidade por ser o exemplo e mobilizar a equipe em busca dos objetivos. Apresentei algumas reflexões e provocações sobre o poder das palavras, a força da oportunidade, a geração do significado, a técnica de educar pelas perguntas, e, com o pensamento inspirador do mestre Rubem Alves, fechei minha participação com a importância da escuta, "É na escuta que o amor começa e é na falta dela que o amor termina". 

Alguns destes tópicos, trouxe aqui no blog, outros fazem parte do repertório de meus cursos e palestras e, estão no meu primeiro livro.

Com as perguntas que recebi do auditório, pude explanar um pouco sobre a importância do feedback no processo de aprendizagem e de formação da equipe e reforçar o que chamo de ditado do líder, "faça o que eu digo e, faça porque eu faço", onde somente o verdadeiro líder educador pode utilizá-lo em seu dia-a-dia, pois a plena educação vem do exemplo.

Deixei minha homenagem a todos os professores do Brasil, profissão que tenho orgulho de participar. Somente pela Educação traremos uma sociedade realmente justa e produtiva. Somente através da Educação proporcionaremos a evolução, somente via Educação seremos mais unidos e viveremos em harmonia. 

Este é o meu desejo, poder contribuir em trazer reflexões na formação de verdadeiros líderes educadores.

Um forte abraço.



Alguns dos tópicos que apresentei na palestra:
Líder Protagonista:

A arte de fazer perguntas:

O significado no trabalho:






4 comentários:

  1. Parabéns Rodrigo, e obrigado por nos presentear com suas ideias e reflexões, pois suas postagens nos servem, como uma espécie de manual de conduta no dia a dia.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evandro, muito obrigado! É para mim uma felicidade compartilhar e aprender com bons amigos como você. Sempre muito bem vindo por aqui.
      Forte abraço!!

      Excluir
  2. Parabéns Rodrigo!!!

    Continue sempre dividindo estas experiências conosco pois nos faz olhar as situações de uma forma diferente.

    Abs de um fã seu.

    Ronei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronei!
      Muito obrigado amigo! Aprendo muito mais do que compartilho, e fico muito feliz em poder contar contigo nos posts. Um forte abraço.

      Excluir