sábado, 28 de dezembro de 2013

Os 3Rs da Liderança

Olá!


Quero compartilhar aqui, com a devida licença de um grande amigo, Cristiano Passarelli, que me presenteou em conversa que tivemos, com um insight-conceito muito legal.

Nesta conversa ele gentilmente sintetizou de forma simples e sábia, 3 elementos fundamentais para a formação de times de alta performance: os 3Rs.

Confesso que não sou adepto às siglas, mas neste caso, tenho que admitir que ficou bacana e de fácil memorização. Vamos aos significados:



Os 3Rs vêm de "Razão, Reconhecimento e Recompensa".


"R" da razão: escolhemos este "R" para ser o diretório dos motivos, do porquê, da causa! Parafraseando o filósofo Nietzsche "...quem tem um porquê, suporta qualquer como...". Ou seja, se sabemos o motivo e acreditamos nele, seguimos adiante com muito mais desenvoltura e vibração. Temos uma causa a seguir, a proteger, a valorizar e cuidar... Nesta minha caminhada peregrinando em aprender sobre liderança, tenho visto que equipes que conquistam os melhores resultados, quando questionadas sobre qual a receita do sucesso, invariavelmente conseguem repetir em uníssono o motivo principal, a causa a qual estão ligados. Em geral, membros destas equipes são muito mais felizes e satisfeitos.

"R" do reconhecimento: para este "R", segmentamos os conceitos acerca do importante papel da gratidão na liderança. Vale mencionar que digo liderança e não somente o líder, ou seja, todos devem executar este "R", não precisa ser somente o gestor do time, mas é claro que este inclusive! Reconhecer vem de "conhecer novamente", ou de "renovar o ato de saber sobre", ou para clarear mais, prefiro "eu sempre soube que você faria isso muito bem, obrigado!". Agradecer é uma atitude nobre e básica, contudo muitos a evitam, erroneamente. Conheci muitos que esperam o final do ano para agradecer o empenho de suas equipes, ou que pronunciam absurdos do tipo "melhor não agradecer para a pessoa não ficar se achando...". Reconhecer é dar feedback de que está indo tudo certo, de que todo o esforço está valendo à pena. Se ainda há alguma dúvida, vou deixar uma frase que encontrei em minha caminhada: "Agradeça às pessoas sempre, pois elas não terão condições de ler a própria lápide".


"R" da recompensa: neste "R", dedicamos aos elementos do retorno econômico, financeiro e ganhos materiais que façam justiça ao esforço dispendido. São os itens necessários à parte humana, ou se preferir, fazem menção aos conceitos de Maslow sobre as necessidades. É função do líder, e neste caso, responsabilidade exclusiva de quem conduz a equipe, garantir que as recompensas sejam realizadas com justiça. Gestor que não luta por aumento de salário aos membros de sua equipe, não merece conduzí-la. Líder deve estar sempre atento às necessidades de cada membro da equipe. Cada um tem diferentes desejos e apreciará muito em tê-los conquistado. Cada um quer sim, conquistar seu território pessoal com o suor de seu rosto. Cabe ao líder ficar com atenção redobrada quanto a isso. Dinheiro não mantém pessoas no time, mas critérios justos de recompensa, sim.

Percebi que em uma receita simples e farta de significados, os 3Rs podem ajudar a fortificar as bases de um time de alta performance. Importante lembrar que outros elementos como conduta, exemplo, resultados, dentre outros, também incrementam este artigo, mas acredito que há um grande Valor em saber praticar os 3Rs.

Aproveitando a sábia frase do prof. Mario Sergio Cortella, em que "...um bom ensinante, deve ser antes de tudo, um grande aprendente", sou um apreciador de boas prosas. Acredito que aprendo muito com elas. E nesta, agradeço a oportunidade de aprender e poder compartilhar aqui, o que em uma conversa vimos significado para a liderança. Valeu Cristiano pela inspiração!!


Forte abraço!

4 comentários:

  1. Mestre, ficou fantástico!!! Obrigado pelo presente, representar minha convicção de forma "acadêmica" e muito bem escrita. Com direito a Mario Sergio Cortella, meu grande inspirador, pois tenho a certeza que sou melhor hoje que fui ontem. Em uma mistura de desabafo com aprendizado, recebi um feedback que "eu deveria me desvencilhar da figura do Trainee"... Isto é, do profissional que está aprendendo a cada dia (confesso que não consigo) e me "transformar em um executivo formado". Claro que isto me incomodou (pois admiro MUITO esta pessoa) e como você mesmo diz... "feedback é um presente" e ainda estou refletindo... Me lembro de outra pessoa que me fez refletir muito... João Cordeiro que falava sobre duas "coisas" que geram frustração... "expectativa e comparação" que tem tudo a ver com os 3"Rs". Vejo pessoas se comparando... Seja no Reconhecimento ou na Recompensa, mas não vejo na Razão (no engajamento). Assim como vejo expectativas em relação a Recompensa e Reconhecimento, mas novamente a Razão fica de lado. Os "3Rs" pra mim são uma certeza de grandes conquistas (em rede), pois assim como um triciclo fica de pé parado, a bicicleta já precisa de movimentos que indiquem a conquista do "terceiro R", mas um pessoa que tem apenas um "R" em sua trajetória, deve se equilibrar MUITO para conquistar os outros "Rs". Me defino como uma pessoa que "ama o que faz" e não "uma pessoa que faz o que ama" o que torna as coisas "um pouco mais fáceis pra mim". Isso é, minha "Razão" é convicção, a remuneração é questão de escolha e reconhecimento da minha dedicação. Adorei o presente, principalmente por ser de você, GRANDE MESTRE!!!

    ResponderExcluir
  2. Mestre, ficou fantástico!!! Obrigado pelo presente, representar minha convicção de forma "acadêmica" e muito bem escrita. Com direito a Mario Sergio Cortella, meu grande inspirador, pois tenho a certeza que sou melhor hoje que fui ontem. Em uma mistura de desabafo com aprendizado, recebi um feedback que "eu deveria me desvencilhar da figura do Trainee"... Isto é, do profissional que está aprendendo a cada dia (confesso que não consigo) e me "transformar em um executivo formado". Claro que isto me incomodou (pois admiro MUITO esta pessoa) e como você mesmo diz... "feedback é um presente" e ainda estou refletindo... Me lembro de outra pessoa que me fez refletir muito... João Cordeiro que falava sobre duas "coisas" que geram frustração... "expectativa e comparação" que tem tudo a ver com os 3"Rs". Vejo pessoas se comparando... Seja no Reconhecimento ou na Recompensa, mas não vejo na Razão (no engajamento). Assim como vejo expectativas em relação a Recompensa e Reconhecimento, mas novamente a Razão fica de lado. Os "3Rs" pra mim são uma certeza de grandes conquistas (em rede), pois assim como um triciclo fica de pé parado, a bicicleta já precisa de movimentos que indiquem a conquista do "terceiro R", mas um pessoa que tem apenas um "R" em sua trajetória, deve se equilibrar MUITO para conquistar os outros "Rs". Me defino como uma pessoa que "ama o que faz" e não "uma pessoa que faz o que ama" o que torna as coisas "um pouco mais fáceis pra mim". Isso é, minha "Razão" é convicção, a remuneração é questão de escolha e reconhecimento da minha dedicação. Adorei o presente, principalmente por ser de você, GRANDE MESTRE!!!

    ResponderExcluir
  3. É só começar a ler e tenho a sensação de que você "anda camuflado", em nossa caminhada diária ....Esses 3Rs, falam tudo e mais um pouco ! Não vou me estender, por isso só vou agradecer por nos permitir em compartilhar tudo isso, obrigada !

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris, eu é que agradeço a oportunidade do aprendizado.

    ResponderExcluir