quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O poder do entusiasmo

Olá!


Hoje quero compartilhar uma definição bastante interessante e que pode te ajudar a inspirar tuas equipes e ações. Você conhece o significado da palavra entusiamo?

Antes que você procure no Google ou outro buscador, deixe-me trazer-te uma breve história:
Entusiasmo vem do grego, enthousiasmós, onde Théos, significa Deus.
Na Grécia antiga, existia um local chamado Delphos, onde lá vivia uma vidente. Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses e, esta vidente teria o poder de receber estes deuses quando os invocava (aqui no Brasil seria baixar o santo...rsrsrsr).
Conta a história que os comandantes militares, antes de saírem com suas tropas a alguma batalha, iam até Delphos e solicitavam à vidente que recebesse energia dos deuses e transmitisse a todos os seus soldados. Assim, ao receber os deuses, ela ficaria "entusiasmada", ou seja, com a energia dos deuses e passaria essa força aos combatentes, e estes, após isso, ao ficarem também "entusiasmados", iam muito mais confiantes e motivados às fileiras dos combates.

Nós, brasileiros, não cremos em vários deuses. Cremos em um só Deus. Usando este conceito, podemos dizer que a palavra entusiasmado, significa: "Aquele que tem Deus dentro de si".

Me atrevo a dizer que o entusiasmado, acredita muito mais nele, menos na concorrência, muito mais em suas forças e competências, menos em seus competidores, pois sabe, que existe algo ou alguém muito poderoso que o protege e ajuda... O Entusiasmado "transborda" energia positiva por onde passa, consegue mudar o ambiente para o bem, coloca as pessoas em um patamar muito superior de onde as encontrou, porque sabe que consegue, acredita, confia em si próprio.

Peço que reflita: o quanto você tem sido entusiasmado ultimamente? Será que sua equipe percebe o seu entusiasmo? Será que te seguem porque acreditam na tua luz? Lembre-se: o entusiasmado confia muito mais nele, nas suas fortalezas do que no mundo externo, nas suas limitações.

O que você tem sido para sua equipe? Um entusiasmado líder, apaixonado por criar obras? Qual o legado pretende deixar? Qual a marca sua será lembrada?

Forte abraço.

4 comentários:

  1. Gostei. Procuro sempre entusiasmar meus alunos (não tenho equipe). Nada mais gratificante que o sorriso ou mesmo a risada escancarada deles em sala de aula. Nessas horas penso que Deus existe e está me transbordando com sua energia, com certeza.
    Belo texto!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ira,
    Muito obrigado pelo comentário. Concordo, a energia, a luz, o bem, está presente na confiança que a existência e a proteção Divina está conosco. Sejamos nós, professores, instrumentos da Paz! Sempre!

    ResponderExcluir
  3. Caro Rodrigo. Entusiasmo para o líder é a energia que emana de sua vontade e crença na construção de sua obra que não é apenas dele, e é muito positiva por que vem sempre carregado de paixão pelos ideais, pelo compartilhamento de conhecimento e muita alegria que somente compartilhando ele consegue manter-se por mais tempo neste estágio.
    Vivemos em uma nova era, a do compartilhar e fazer com que mais pessoas participem de seus projetos, antes o segredo, o deter conhecimeto era poder, hoje dividir conhecimento e obter seguidores é a mais poderosa força que nos leva ao sucesso, descobrimos que para saber e aprender mais é preciso compartilhar.
    E compartilhar o entusiasmo é como manter a obra viva e abastecer nossos espíritos com mais energia e gana nos nossos objetivos.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Saito!
    Muito obrigado pelo comentário!
    Excelente contribuição.
    Abs

    ResponderExcluir