terça-feira, 30 de março de 2010

O Aprendizado Informal

Hi there!


Se você tem alguma dúvida em um programa, no Excel, por exemplo, recorre a um curso que fez via web, ou à apostila ou livro que possui no armário de casa...? Ou vira e pergunta ao colega ao lado?

Se a tua resposta foi a segunda opção, fique tranquilo, você faz parte de um número significativo de pessoas nas organizações. As que realizam seu aprendizado pelo método informal.

A este fenômeno, pesquisas apontam que cerca de 80% do aprendizado vem da forma informal, ou seja, pela conversa dos corredores, do bate papo com amigos, perguntado àquelas pessoas tidas por você como referências naquele certo tipo de conhecimento.

O curioso é que a grande maioria das organizações no planeta, direciona mais de 80% dos recursos financeiros investindo em ações formais de capacitação. Cursos, eventos, workshops, são muito importantes, contudo precisam ter seus métodos revistos e atualizados frente a este novo desafio.

Evento ruim, você se lembra de cada furo do teto, de onde estão os extintores de incêndio, mas quase nada do que foi tratado lá. O problema está no método.

É preciso reinventar a maneira que ensinamos. O ambiente de comunidades de prática deve ser estimulado e energizado sempre. As pessoas gostam de interagir, de compartilhar,... é preciso que as lideranças inspirem este movimento revolucionário.

As pessoas querem se conectar, querem e sabem com quem devem falar. Lembre-se: você não precisa saber de tudo, precisa saber o telefone de quem sabe!

Abraços

Rodrigo

3 comentários:

  1. Adorei, e acho que é isso mesmo que ocorre. Até tem um amigo nosso em comum, que disse que só aprendeu matemática quando eu ensinei..hahaha. Acho que a maneira informal da fala cativa mais, do que os livros pesadões, as palestras soníferas, e por aí vai. Claro que existem ótimos livros,palestrantes, etc. Mas aqueles que conseguirem decifrar tudo isso, fatalmente serão os mais "cutucados" : Hey, como faço isso mesmo? hahaha. Excelente post.

    ResponderExcluir
  2. "Você não precisa saber de tudo, precisa saber o telefone de quem sabe!" hahah Verdade Rodrigo.
    Na minha opinião, o ensino formal ganhou a fama de ser teórico demais e até mesmo chato.Quando conversamos com uma pessoa que viveu uma tal experiência na área em que queremos aprender, a experiência nos deixa mais próximos da teoria ,como se ela se tornasse paupável, é essa aproximação que falta em certos cursos. É como você disse, é preciso reinventar a maneira que se ensina,deixando a "matéria" mais atrativa e mais conectada com a atividade da pessoa. Ótimo o assunto do post, Feliz aniversário adiantado ;********

    ResponderExcluir
  3. Olá Fran,
    Muito obrigado pelo comentário e pela lembrança do aniversário.

    Sobre reinventar o ensino, é disso mesmo que estamos falando: se quisermos ter resultados diferentes com a educação, precisamos mudar o jeito de como ensinamos, e com urgência.

    abs

    ResponderExcluir