terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Gestão do Conhecimento e a Cultura Organizacional

Olá!

Segundo o Wikipedia, Cultura pode ser definida como, "práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.".

Tendo este conceito como pano de fundo, proponho uma reflexão acerca dele e da Gestão do Conhecimento. Sabemos que o conhecimento, ativo intangível que permeia as relações, é compartilhado entre os membros de um grupo. Sendo assim, podemos afimar que, o modelo de cultura, fundamentado neste grupo é o grande orientador dos métodos e práticas para que o conhecimento seja compartilhado. Definindo, o que, como, quando, porque e com qual frequencia isto ocorre.
Assim, a todos nós é imperativo conhecer profundamente conceitos e pesquisas entorno da Cultura Organizacional. O gestor do conhecimento na organização precisa levar em conta, os aspectos culturais envolvidos naquela empresa, a fim de contornar de forma mais harmoniosa, os caminhos e fluxos do conhecimento organizacional.
Corporações onde a cultura é muito fragmentada, ou seja, não se conhece profundamente os objetivos globais e nem tampouco, as metas individuais estão bem definidas, compartilhar conhecimento pode ser algo sem valor aos componentes do grupo, pois os beneficios não se mostram claros a todos.
Já grupos com alto senso corporativo e com boa energia social, aqui definida como capacidade de importar-se com os objetivos dos outros, tendem a ter melhor aceitação em modelos colaborativos e de compartilhamento pleno de saberes.
Assim, estudos mostram que cercar-se dos impactos sobre a cultura, antes de iniciar qualquer projeto de Gestão do Conhecimento é relevante ao gestor e fundamental ao sucesso da implantação do projeto.

Abraços

2 comentários: