sábado, 10 de outubro de 2009

Ambientes para Criação do Conhecimento

Olá amigos e amigas!


Estudos mostram algumas técnicas que os japoneses utilizam para a Gestão do Conhecimento. Segundo os pesquisadores, no Japão existe o Ba, Budo e Katá. Estes três pilares devem acontecer com simultaneidade para que o conhecimento seja destacado.
  • Ba (caminho), indica o ambiente propício para a criação do conhecimento, ou seja, deve ser um local onde as pessoas possam conversar abertamente sobre o tema proposto, estejam em contato com imagens, sons, cheiros, mensagens, enfim, tudo que possa ser estimulante para que a criação do conhecimento ocorra.
  • Budo (código Samurai), indica a disciplina, o código, a regra, que pressupõe que o conhecimento da comunidade é muito mais importante que o individual, ou seja, todos devem preservar o conhecimento da comunidade, o conhecimento coletivo, para que este não se perca.
  • Katá (ritual), aquele que vem de dentro para fora do individuo. Onde é preciso decodificar a mensagem sempre. A sensação é muito mais importante que o raciocínio, ou seja, faz sentido para você?

Veja que para os três pilares, uma LIDERANÇA realmente motivadora e inspiradora é fundamental. Se trabalharmos em um ambiente onde o chefe vive de cara feia, onde o chefe é um estúpido e só sabe criticar e não incentiva o erro, fatalmente estaremos bloqueando TODA a criação de conhecimento.

Pense nisso!

Abraços.

Um comentário:

  1. Oi Rodrigo,

    Postei seu texto no nosso blog ok?

    http://gestaodoconhecimento.ning.com

    Um abraço,

    Fernanda

    ResponderExcluir