domingo, 31 de maio de 2009

A Inovação e a Tolerância ao erro

Se existe uma porta para que a inovação realmente seja introduzida no contexto das organizações, esta porta podemos chamar de "tolerância ao erro".
Quantas e quantas idéias fantásticas já deixaram de ser utilizadas, pelo simples fato de não termos tido a real capacidade da liderança em identificar oportunidades no erro. Errar é ação e agir é algo fundamental para que as mudanças ocorram. Agir pressupõe tentar, e, neste caso, assumir que não somos infalíveis ou intocáveis. Tentar, é condição humana, é demonstrar vida!
Só não erra quem não faz! Sendo assim, quem não faz, ou não tenta, também não tem chances de acertar... Vejamos o exemplo a seguir:
A Ford em 1.957 analisou, estudou, pesquisou o mercado e lançou o Edsel. Um fracasso total. Sem ficar culpando o consumidor, foi a campo para descobrir o porquê. Constatou que a segmentação do mercado, definida nos anos 20 por Alfred P. Sloan como “inferior”, “médio-inferior” e “alto” que era usado pela líder G.M., estava sendo substituída por uma segmentação por estilo de vida. Lançou então o Thunderbird, o maior sucesso desde o modelo T.
Exemplos como estes demonstram que se soubermos identificar a oportunidade contida no erro, ou na falha, conseguiremos obter maior sucesso que estávamos esperando.
Desta forma, fica aqui um recado às lideranças: "para termos inovação nas nossas equipes, precisaremos adquirir o hábito e a humildade da tolerância ao erro... sermos mais pacientes e visionários, e menos práticos e arbitrários".

Forte abraço a todos!

3 comentários:

  1. Olá Rodrigo, muito interessante esse artigo... lemnrei-me das suas aulas de TGA..., temos que apredermos com os nossos erros,e buscar melhorar semrpe... e vc sabe as vezes apreender dói... grande abraço... sucesso ...

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo! Gostei muito dos seus textos...abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fátima.

    Fico feliz que tenha gostado. Realmente temos que assumir o aprendizado sempre! É condição humana!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir