quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Aprendendo e ensinando idiomas

Olá!

Hoje quero compartilhar com vocês uma inciativa muito interessante sobre o aprendizado colaborativo.

Você quer aprender idioma(s) mas está sem grana ou tempo disponível? Então, precisa conhecer a comunidade LiveMocha (http://www.livemocha.com).

Nesta comunidade, você ao acessar, faz um cadastro simples e neste, indica qual é o seu idioma nativo.
Escolhe dentre uma lista extensa de cursos gratuitos disponiveis, o(s) idioma(s) que quer praticar ou conhecer.

Ao escolher iniciar um curso, você será direcionado às etapas que o compõem, geralmente divididas em aulas e módulos: visualizará flashcards com imagens e fotos com suas respectivas definições e pronúncias, no idioma escolhido e em português também (caso seja o seu idioma nativo).
Em seguida, você será direcionado a exercícios onde relacionará imagens às definições que aprendeu na fase anterior.
Na próxima etapa é que a mágica da colaboração acontece. Você será convidado a escrever um pequeno texto, com cerca de 5 linhas, com as palavras que acabou de aprender. E, ao clicar em "enviar", seu mini-texto será enviado a alguma pessoa no mundo, que tem o idioma nativo que você quer aprender, para que possa corrigir e te enviar sugestões (se quiser, é claro). O incrível é que a grande maioria corrige e envia com comentários interessantes.
E, isso tudo se completa com a próxima fase, em que você terá que ler um trecho de texto no idioma escolhido, irá gravar sua pronúncia e enviará também aos membros da comunidade, para que possam ouvir, e gravar possíveis correções para te enviar.
Você pode também agrupar pessoas em uma rede de amigos que, com certeza conseguirá fazer, pois ao corrigir exercícios de outros membros e ao receber suas correções, acabará criando conexões, relacionamentos.

Tudo isso, gratuitamente e no tempo e horário que quiser!

Por isso digo: quem quer, dá um jeito, 
quem não quer dá uma desculpa!


Então, pare de arrumar desculpas de não fazer um curso de idiomas porque o aprendizado colaborativo em redes sociais está à sua disposição.

Agora, faça seu cadastro e me conte como está sendo a experiência de compartilhar conhecimentos com seu idioma e aprender outro(s).

Abraços.

Conceituando: "Clientes"

Olá!

Hoje trataremos sobre conceitos de Serviços ao Cliente.

Muito se fala e se pesquisa sobre o assunto. Alguns procuram chamar de atendimento, outros de tratamento ao cliente, ... em primeiro lugar, vamos tratar estes conceitos para seguirmos adiante ok?

Quem são teus clientes?


Em geral, quando faço esta pergunta em palestras e cursos que ministro, geralmente recebo as alternativas:
- É aquele que compra nossos produtos...;
- É quem adquire o que vendemos...;
- É quem quer nossos serviços...; etc.

De alguma forma, as respostas são válidas, mas prefiro associar a palavra "cliente" ao verbo "precisar". Precisou de você, este é teu cliente! Assim, todos ao teu redor, em algum momento, passam a ser seus clientes, exemplo:
Se uma pessoa precisa de um produto que você vende, este é o teu cliente agora! Ou, se um colega teu precisa de uma atividade tua, este é teu cliente agora! Ou ainda, se teu chefe precisa de alguma resposta tua, ele é o teu cliente agora!


Veja, que pensando assim, abre-se muito mais o leque de possibilidades para saber quem são os teus clientes. Precisou de você? Este é teu cliente!

Certa vez, ouvi uma pergunta em uma palestra do prof. Marins:
"Dizem que cliente é rei, que cliente é a pessoa mais importante da empresa, que é quem paga nosso salário, etc. Por que então não chamarmos logo o cliente de Deus? Já que é o mais importante na empresa!"
e, sabiamente o prof. Marins respondeu:
"- Meu amigo, não podemos chamar cliente de Deus, só por um motivo: Deus perdoa!"

Realmente, o cliente, nem sempre perdoará um mal atendimento. Quantas e quantas vezes, mudamos até de calçada na rua, para evitarmos de passar à frente de lugares onde fomos mal atendidos?

Cliente é sim, uma pessoa de muita importância para o negócio!

Usando o raciocínio da importancia do cliente e que precisou de você, é teu cliente, todas as pessoas que estão ao teu redor, neste momento, são teus clientes. Assim, não faz mais sentido, ter que classificá-las como cliente interno, externos, etc.... Todos são clientes e todos, devem ser tratados com o melhor SERVIÇO.

No próximo post, falaremos sobre conceitos de Serviços.

Abraços.

Rodrigo

domingo, 10 de outubro de 2010

Liderando com Estratégia de Diferenciação

Olá!

Tive o prazer de assistir a uma palestra muito interessante com um atleta brasileiro, Klever Kolberg, que dentre várias façanhas radicais, representou o Brasil por 22 vezes no rally Paris Dakar. Registrei alguns pontos que quero compartilhar aqui:

"No deserto, precisamos ter soluções rápidas..."
Fiquei pensando nos momentos de crise em que as organizações precisam rapidamente se movimentar e ter muita flexibilidade para agir e na tomada de decisões.
O quanto é importante que estejamos sempre preparando nossas equipes para os momentos de escassez, de falta. Como já dizia Shakespare: 'quando o mar está calmo, qualquer barco navega bem'.

"A oportunidade gosta de se fantasiar de dificuldade..."
O quanto o papel do líder é importante para ajudar a equipe a traduzir estas "fantasias corporativas". Sem contar o fato de que precisa formar novos líderes a ter o mesmo "faro" e habilidade em decifrar as oportunidades atrás das dificuldades.

"Sem ter alguém orientando, você aprende fazendo e, neste caso, a chance de errar é maior..."
Liderar é preparar sempre a equipe. Um dos papéis do líder é o de orientador, de protagonista do aprendizado. Precisamos de líderes que tenham maior empenho em capacitar sempre suas equipes e que não fiquem esperando isso do RH ou departamentos de treinamento.

"Ganha quem erra menos, ou quem percebe antes que precisa corrigir..."
Esta habilidade de atenção ou de prevenção deve ser incentivada e cultivada na equipe no cotidiano. Sempre que concluir um projeto, reúna a equipe e pergunte-os: o que aprendemos? Quais são nossas lições aprendidas com este projeto?

"Atenção! Nunca despreze o ambiente!"
Liderança para orientar equipes a manter atenção permanente no mercado, concorrentes, movimentações que possam afetar o negócio.

"Time que não está comemorando está desperdiçando energia..."
Fortalecer os laços emocionais. Mostrar a todos que estamos no caminho. Esta atitude deve ser sempre incentivada pelo líder para que sempre demonstrem o valor pelas conquistas.

"Precisamos ter os melhores e, estes, querem ser reconhecimento e ter grandes desafios..."
O quanto é importante a busca, idenficação e constante elevação de nível da equipe, a fim de mantermos o curso da evolução contínua.

"É preciso ter uma estratégia de diferenciação..."
Insanidade é querer atingir resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas - A. Einstein.
Busca contínua pela inovação, foco em descobrir melhores formas de atingir resultados para que estes sejam sempre superiores e diferenciados, este é mais um dos papéis do líder do futuro.

Desta palestra trouxe algumas anotações e destas que trouxe neste post, procurei dar uma interpretação minha acerca dos modelos de liderança que podemos difundir com nossas equipes e melhorar ainda mais nossos resultados e desafios.

Abraços.