sábado, 7 de junho de 2014

Ganhe tempo!


Olá!


Percorrendo o caminho, tenho aprendido que o tempo é variável que não aceitamos perder: você pode ficar durante horas andando pelos corredores do supermercado, mas quando decide ir embora, quer que sua fila seja a mais rápida. E, neste caso, pena dos operadores de caixa pois são sempre os alvos das irritações e ansiedades dos agora apressados.

Quantos e quantos momentos de nossa vida em que ficamos frustados por sentir que perdemos tempo? Aquela aula entediante, curso, palestra ou filme entediante, por exemplo. Você se lembrará de onde estavam instalados os extintores de incêndio, os furos ou defeitos da parede, as cores do teto, mas a mensagem? Duvido!

Infelizmente muitos gestores promovem este tipo de ambiente de trabalho também. Promovem reuniões intermináveis, sessões de reclamações sem sentido, caprichos de processos que ninguém entende porque existem, tudo isso colabora para que os que trabalham ali, voltem para casa pensando: "Que perda de tempo!"

Ao mencionar reuniões de trabalho, posso citar os chamados que comparecem e, entram mudos e saem calados, ou seja, nada contribuem ao momento e, aceitam perder tempo próprio e dos outros.

Tenho certeza que você conhece exemplos de perda de tempo. E, que tal virarmos o jogo?

Proponho aqui um outro ponto de vista: "Ganhei Tempo!"

Se você convive com chefia ruim, seja porque oprime, agride ou pouco ensina, agradeça! Sim, agradeça, pois esta chefia está lhe ensinando o que não fazer, quando você for o chefe! Ou seja, ganhou tempo, pois nem precisou pagar um curso para aprender, este chefe te ensinou e ainda te pagou por isso.

Busque alternativas para ganhar tempo através do aprendizado. Ao aprender a todo momento, ganha-se tempo. Pois, como aprendi em um sábio ditado budista: 

"O dia de amanhã ou a outra vida, ninguém sabe qual chega primeiro"

O intervalo entre o nascer e o morrer é tão breve "visto de fora", que só passamos a dar valor quanto este tempo se vai.

A citação bíblica em Ec 3:
"...há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.". 

...nos traz a reflexão que há oportunidade para tudo, havendo a vida. Então, qual o problema em aprender com tudo o que acontecer?

Veja a campanha promovida por um importante hospital, trazendo esta reflexão em um filme publicado no Youtube com o título: "Desejos para o ano novo".



Perceba que são as coisas simples importam: beber água, cuidar da horta, respirar... O tempo passa a ser visto com outros olhos.

Sei que não é fácil. Somos bombardeados por distrações e mensagens que vemos ou não, que nos remetem à urgência, ao imediato, ao consumo... Parar e respirar passa a ser para muitos, um ato de luxo! 

Mas se ao olhar para como tem sito sua trajetória nesta vida, pode ser que encontre motivos para cuidar melhor do seu tempo. 
  • Será que tem aproveitado seu tempo com sua equipe? 
  • Será que conviver contigo é um ganho de tempo? 
  • Será que as pessoas voltam para casa felizes porque ganharam tempo ao estarem do seu lado?Pais, mães, filhos, professores, alunos, funcionários, todos temos tempo, basta querer acenar para a vida de forma diferente. 

Espero que esta leitura tenha lhe ajudado a ganhar tempo!


Um forte abraço!








6 comentários:

  1. Bela reflexão Rodrigo ... Às vezes nos preocupamos tanto com o "TEMPO" futuro, que nos esquecemos de viver o "TEMPO" presente, e assim acabamos atropelando coisas simples em nosso dia-a-dia, e que nos fazem tão bem, exatamente por essa correria desordenada de não querermos perder tempo o tempo todo ... Esquecendo-se assim que nosso 'TEMPO amanhã, depende de como vivemos nosso "TEMPO hoje ... Por isso, devemos de fato aproveitá-lo ao máximo como se deve, com qualidade e produtividade ... Para que não vejamos nosso tão precioso "TEMPO" escorrer por entre nossos dedos como numa ampulheta ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Tarcila, viver o presente, como um presente, ou uma dádiva. Algo que precisamos valorizar e respeitar pois recebemos de presente! Forte abraço.

      Excluir
  2. Muito bom, Burgomestre Rodrigo!
    Numa assessoria de que participei em 1988/99, instalando um procedimento ISO 9001-1994NBR, acabamos com as excessivas 'reuniões de Diretoria' semanais, já qu e inúteis: somamos os valores de hora-homem por hora e entregamos esse custo aos proprietários! Uma fortuna, para pouca solução.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é prof. Martins, tempo tem muita riqueza envolvida. Custos diretos, mensuráveis e outros, que nem podemos colocar na ponta do lápis. Viver o presente de forma a valorizá-lo, pode ser uma boa alternativa.
      Abraços e obrigado pelo gentil comentário.

      Excluir
  3. Para ler e reler várias vezes ! Ninguém quer perder nada ultimamente,tempo então,é algo preciosíssimo.Como sempre o Senhor nos tras á tona e mostra o outro lado, das diversas situações, "da tão chamada perda de tempo".Ontem mesmo, durante uma "força tarefa", perdemos um tempão remontando um trabalho que foi deslocado de um lugar para o outro, mas ao mesmo tempo ganhei um ponto extra.Então, deixamos de fazer o planejado, mas ganhamos no quesito de oportunidades á mais para a venda do nosso produto.Pena que o post foi depois do ocorrido, pois explicaria melhor aos meus colegas sobre a nossa "perda de tempo" ! Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, muito obrigado pelo comentário.
      Sim, o tempo é valioso e se aprendermos algo na jornada, o valor aumenta significativamente.
      Abraços

      Rodrigo

      Excluir