sexta-feira, 22 de março de 2013

O Estilo Democrático

Olá!


Fechando a série de posts sobre os estilos de liderança, anotei aqui, o que tenho aprendido no caminho com os do Estilo Democrático.

A origem da palavra "democracia", pode nos ajudar a explorar bem este estilo: vem do grego demos, "povo" e kratos, "autoridade", ou seja, governo do povo, do grupo...

O estilo democrático é aquele que traz os maiores traços de trabalho em equipe, cooperação e colaboração. Já vi muitos entrevistadores ficarem felizes ao identificarem traços do líder democrático em candidatos durante dinâmicas de grupo. E, realmente este estilo mostra um aspecto muito importante da liderança, o de facilitar a comunicação do grupo.

Bons ouvintes, facilmente cativam os demais integrantes. O grupo passa a ser o centro o núcleo dos objetivos... E é exatamente aí neste detalhe que mora o lado sombra deste estilo. Ao enganar-se na dose de escuta e de interação com o grupo, já vi muitos democráticos conquistarem resultados medíocres, apesar de serem muito bem avaliados pelo grupo.

Ocorre que o estilo democrático carrega consigo uma maldição: se o líder não tiver coragem para escolhas difíceis, o grupo torna-se lento e burocrático, pois ao buscar o consenso, que nem sempre vem facilmente, as decisões ficam "travadas" e, isso pode custar os resultados.

Assim, líder com excesso de estilo democrático, em geral, tem dificuldades de tomar decisões, o que o torna lento e confuso. Com o tempo, esta confusão pode rachar a equipe e trazer mais e mais divergências.

Se você identificou-se neste estilo, uma dica que aprendi é cercar-se das informações para, se preciso, decidir pelo grupo e para o grupo; ação que o estilo autocrático sabe praticar sem peso na consciência. Lembre-se de que coragem não é ausência de medo. O problema é o medo que paralisa, que bloqueia as decisões e, em se tratando de liderança, isso pode ser fatal.

Permita que o grupo participe, sempre! Ouça a todo atentamente! Comunique-se com perfeição, e tome as decisões. Cuidado com o consenso, pois nem sempre ele é o mais sábio conselheiro!

Forte abraço!


2 comentários:

  1. Fechando a série com "estilo " ! Essa frase resume o que gera uma má liderança ; "se o líder não tiver coragem para escolhas difíceis, o grupo torna-se lento e burocrático, pois ao buscar o consenso, que nem sempre vem facilmente, as decisões ficam "travadas" e, isso pode custar os resultados".Parabéns professor, vamos colocar em prática e buscar bons resultados !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, obrigado por deixar seu comentário!
      Acredito que é por aí, pelo aprendizado contínuo que evoluímos os estágios...
      Forte abraço.

      Excluir