segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O Caminho da Sinceridade



Olá!


Você já deve ter tido experiências em seu caminho com a sinceridade. Costumo dizer que a sinceridade é um valor muito versátil, pois a percebemos tanto na presença quanto na sua ausência. Por mais doloridos que possam ser os efeitos da sinceridade, ainda assim, ela é valorizada.

A história desta palavra traz um significado interessante. Sinceridade vem do latim sin cera (sem cera): quando as colunas de sustentação das construções apresentavam alguma trinca ou rachadura eram retocadas com cera. Isso fazia com que ela deixasse de mostrar a imperfeição da obra. Desde então, o termo “sincero” demonstra aquele que não esconde as imperfeições, que não oculta o imperfeito.

Importante perceber que este valor é irmão da transparência, pois ambos destacam a clareza das relações. Relacionamentos sem transparência e sinceridade tendem a ser muito frágeis e sem valor. Conviver com alguém que esconde algo é muito frustrante e improdutivo.

Há um elemento muito importante que torna sinceridade ainda mais bela e valorizada. Este elemento se refere à forma, ao jeito, à maneira de como é aplicada. Aqui incluo a “sutileza”. 

A sutileza torna a sinceridade polida, educada, cortês e brilhante, pois destaca a inteligência de quem a pratica.

Em meu caminho, tenho encontrado pessoas sinceras, mas conheci poucas que são sinceras e sutis. Sinceridade sem sutileza é como um elefante diante de uma cristaleira, pode ser um desastre se mal administrada. 

A falta da sutileza empresta à sinceridade os adjetivos de aspereza, rudeza e inconveniência.  Apesar de, ainda assim, ser preferível à mentira. Contudo, se combinada à sutileza traria maiores benefícios pela atenção a detalhes.

Quantas equipes poderiam ser mais energizadas por seus líderes se estes utilizassem mais a sinceridade sutil em seus feedbacks, quantas vendas poderiam ser potencializadas, se vendedores utilizassem esta arte com os clientes, quantos pais teriam maior respeito de seus filhos se praticassem o exemplo da sinceridade sutil, quantos relacionamentos seriam mais verdadeiros e duradouros se as verdades sempre fossem ditas de forma mais respeitosa, mais humana... 

Certa vez ouvi: “Eu falo tudo mesmo, e tudo, na cara!”. 

Importante isso, dizer o que é preciso ser dito, valorizar a verdade diretamente a quem deve conhecê-la. Contudo, tenho aprendido que é igualmente importante ser responsável com as palavras, pois estas, não voltam. 



Utilizar a sutileza com a sinceridade é uma arte de combinar palavras, tom de voz, olhar, gestos, etc. 

Um caminho percorrido com a verdade é mais bonito se cercado pelas flores da sutileza. O aroma da caminhada é mais agradável, a paisagem fica mais bela e tenha certeza, as pessoas adorarão caminhar ao seu lado, pois sabem que estar ao lado de alguém sincero é bom, mas melhor ainda é estar ao lado de um sincero e sutil.

Pense nisso!

Forte abraço.

14 comentários:

  1. Mensagem linda e muito aplicável. Em tudo o que fazemos, escolher a VERDADE deve vir em primeiro lugar. Junto, deve vir a FORMA ADEQUADA. Quantos corações podem ser cativados se receberem a VERDADE dessa forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Lucas! Concordo!

      Acredito que sempre na forma está o segredo para as ações. O cuidado está sempre relacionado a este objetivo.

      Obrigado pelo gentil comentário.
      Forte abraço.

      Excluir
  2. Muito bom !"Escrevo e apago",não sei o que dizer...Você mostrou que precisamos usar de sinceridade sempre!E melhor ainda,nos faz refletir em nossa caminhada, seja ela pessoal ou profissional.Assim como "fazemos a venda casada", podemos experimentar um novo caminho unindo a sinceridade com a sutileza e teremos frutos maravilhosos em nossa vida! Um abraço e obrigada !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "anonima"

      Muito obrigado por comentar. Fico feliz que tenha gostado e encontrado significado neste post. Concordo contigo que o caminho esteja neste roteiro, onde a sinceridade é a companheira da caminhada.

      Cadastre-se para que eu possa conhece-la também e passarmos a compartilhar nossas opiniões.

      Forte abraço e muito obrigado pelo gentil comentário.

      Excluir
  3. Amei... texto lindo que li hoje e vou levar comigo para 2013, realmente é uma combinação perfeita... as nossas atitudes sempre podem ser melhoradas, sem perdermos o que acreditamos.
    Amei de verdade! Feliz Ntal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Annicielle! Fico feliz que tenha gostado! Um forte abraço.

      Excluir
  4. Olá Annicielle, muito obrigado!

    Fico feliz que tenha gostado e que a mensagem tenha lhe trazido boas novas. Acredito que o caminho é assim, cheio de aprendizados e que fica melhor quando juntos aprendemos e compartilhamos. Tenho aprendido que a sinceridade é cheia de detalhes que emprestam luz ao seu verdadeiro conceito. Sincero gentil, sincero sutil, sim, é possível!
    Feliz 2013!!

    ResponderExcluir
  5. Como sempre Rodrigo, um post muito bem elaborado!
    Gostei muito em saber o significado da palavra sinceridade.
    Agora só me falta praticar a sutileza, pois muitas vezes machucamos algumas pessoas com a falta dela.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marassati!, muito obrigado!

      Acredito no poder das palavras e quando as conhecemos melhor fica mais valioso pronunciá-las. Praticar a gentileza somada à sutileza é um exercício interessante, que todos os dias podemos ser desafiados a fazê-lo. Creio que é só deixar fluir que funcionará.
      Forte abraço e obrigado pelo gentil comentário.

      Excluir
  6. Olá Rodrigo, Adorei a sua visão sobre a aglutinação da sinceridade com a delicadeza e sutileza, isso é perfeito. Muita gente pensa que deve ser sincera a qualquer custo,acreditando que em nome da sinceridade, pode falar tudo, de qualquer maneira. Se for para ser assim tem situações que vale mais se calar a ser sincero. Exercitar a sinceridade com delicadeza é uma bom caminho! Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yara! Obrigado pelo gentil comentário.

      Concordo! E acredito que a vida é um eco, ou seja, recebemos de volta os sons que emitimos. Impossível querer ouvir boa música se somos desafinados com os outros. Forte abraço!!

      Excluir
  7. Perdi amigos e o auxílio de muitos colaboradores por ser 'sem cera' e grosseiro.
    Se tivesse lido algo assim há 30 anos, estaria rico hoje!
    Parabéns, Burgomaster Rodrigo Corrêa Leite!

    ResponderExcluir
  8. Olá Prof. Martins!

    Honrado fico por sua transparência, mas tenho certeza que todos ainda estão ao seu lado, pois como referência que é, sempre atrai bons seguidores. Mas aproveitando a riqueza do seu comentário, acredito que temos muito a aprender no caminho quando adotamos a sutileza ladeando a sinceridade. Fortalecemos relações e deixaremos a verdade mais colorida e limpa!
    Agradeço de coração sua mensagem e fico feliz por sempre tê-lo aqui em nosso humilde espaço.

    Abraço forte!

    ResponderExcluir
  9. Sempre acompanho suas postagens, fazem parte do meu aprendizado. Obrigada essa teve um valor especial em minha reflexões.

    ResponderExcluir