domingo, 11 de dezembro de 2011

Dicas Simples - Faça o Simples!

Olá!

Um querido amigo, com quem tenho tido o prazer de conviver atualmente, chamado Paulo de Tarso, costuma usar uma frase muito inteligente: "Faça o Simples, pois fácil é complicar, difícil é fazer o simples". Buscando nos estimular com o desafio de sempre buscar formas Simples de resolver os problemas.

Esta frase, cheia de sabedoria me chama muito atenção e tem me ajudado a buscar outras formas de executar minhas atividades no meu cotidiano em busca de fazer o "Simples".

Talvez, o simples seja o mais difícil a ser feito. Aprendemos que a competição pelo melhor, por estar adiante, por vencer indicadores cada vez mais desafiadores é o motor desta etapa histórica da humanidade. Nos deparamos também com o excesso de tecnologia, com a pressa constante por conquista de patamares mais elevados de qualidade e comodidade... creio que estes e outros fatores, tem ajudado a construir um pensamento, que a cada dia, ostenta e vende o complexo como sendo melhor e mais vantajoso.

Assim, fazer o simples, acabou ficando como um paradigma. Como uma forma de agir que quebra os padrões "normais" desta nossa sociedade tão "moderna". Parecendo até que quem faz o simples está sendo pouco produtivo, mas na verdade, é o contrário!

A cada dia que passa, tenho aprendido que meu amigo Paulo está correto. Agir Simples é muito mais complicado, porque nosso mundo consumista impõe a dúvida sobre este estilo.

O Simples, que nos permite curtir a caminhada aproveitando a paisagem. O Simples que aceita que as pessoas sejam como são. O Simples que busca a transparência brilhante da autenticidade, do belo e verdadeiro. O Simples que tem Valor sem ser simplório. O Simples que merece sempre começar com letra maiúscula.

Desde então, sempre que estou a projetar ou realizar algo, me pergunto: "Será que esta é a maneira mais Simples de fazer isso?"

Esta pergunta tem me mostrado outras e novas formas de pensar, sentir e agir e tem me ajudado a descobrir paisagens novas e a aproveitar o prazer das coisas simples!

Fica a dica!

Forte abraço!

4 comentários:

  1. Olá Rodrigo;

    Realmente o simples é a melhor escolha, as vezes vejo casos onde a preguisa de realizar tarefas simples a pessoa deixa pra depois, nesta parte que tudo muda. O futuro passa a complicar, pois geralmente quando se faz isso, a pessoa não pensa nos contratempos e mostra não se planejou muito bem.

    Se pensar friamente, fazer o simples é realmente o mais difícil; mas é o mais eficiente.

    ResponderExcluir
  2. Olá Nicolas,

    concordo contigo. Nosso perfeccionismo muitas vezes nos engana e preferimos complicar do que simplificar.
    Existe uma falsa imagem da simplificação, como se fosse algo sem valor, ou de baixo valor. Tudo depende da forma como tratamos o simples.
    Tenho me dedicado a um exercício de buscar o simples como um adjetivo real e de valor.
    Como disse, é um exercício...

    forte abraço e obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  3. "A simplicidade é o último degrau da sabedoria."

    Khalil Gibran

    ResponderExcluir
  4. Concordo Jô!
    Excelente citação!

    Abraços e obrigado por comentar.

    ResponderExcluir