terça-feira, 27 de outubro de 2009

Compartilhar o conhecimento - reflexão

Olá!

Segue um trecho para nossa reflexão sobre compartilhar o conhecimento:

Os talentos

"Um homem que estava para viajar chamou seus servos e lhes confiou seus bens. Decidiu dar a cada um segundo a sua capacidade; por isso, a um dos servos ele deu cinco talentos, a outro deu dois e a outro apenas um. E partiu para sua viajem.
O que havia recebido cinco talentos, foi logo negociar com aquele dinheiro e lucrou outros cinco. O que recebera dois, ganhou, do mesmo modo, mais dois talentos. Mas o que recebera apenas um talento, cavou um buraco na terra e ali escondeu o dinheiro que lhe fora confiado.
Passado longo tempo, o senhor daqueles servos retornou e os chamou para a prestação de contas.
Apresentou-se o que recebera cinco talentos, e entregou-lhe outros cinco dizendo:
- Senhor, confiaste-me cinco talentos, eis aqui, outros cinco que ganhei.
- Muito bem, servidor bom e fiel – respondeu-lhe o senhor – foste fiel no pouco então vou te dar poder sobre muitas coisas. Compartilha da alegria do teu senhor.
O que recebera dois talentos aproximou-se também e disse:
- Senhor, dois talentos me entregastes, aqui estão outros dois que ganhei.
- Muito bem, servidor bom e fiel – respondeu-lhe o senhor – foste fiel no pouco então vou te dar poder sobre muitas coisas. Compartilha da alegria do teu senhor.
Chegou no fim o que recebera só um talento e diz:
- Senhor, sei que és um homem severo que ceifas onde não semeastes e colhe onde nada foi plantado, por isso tive medo e fui esconder na terra o talento que me confiaste, aqui os tens, devolvo o que te pertence.
- Servo mau e preguiçoso – respondeu-lhe o senhor – se sabias que eu ceifo onde não semeei e colho onde não espalhei, devias ter aplicado o meu dinheiro nas mãos dos banqueiros, para que em meu regresso, eu recebesse com juros o que me pertence.
E dirigindo-se aos empregados que estavam com ele naquele momento, ordenou:
- Tirem o talento que está com ele para que seja dado ao quem dez, pois aos que têm será dado em abundância, enquanto ao que não têm, até mesmo o pouco lhe será tirado. E quanto a este servo inútil, lance no às trevas, onde haverá choro e ranger de dentes."

(Adaptado de Mateus, cap. 25)


Acho que podemos tirar mensagens legais para a Gestão do Conhecimento neste Evangelho. Forte abraço!

2 comentários:

  1. E aí Leitee... vamos lá, uma leitura biblíca interessante. Vamos ao que interessa, ao que nada fez e nada ganhou... ele não arriscou o pouco que tinha. O conhecimento é alguma coisa que se busca e se compartilha, só ganha quem comunga (negocia se for o verbo=ação) com o outro. Porém, compartilhar e também vencer o medo, vencer o medo de ser rejeitado, de ser roubado, de ser plagiado, de ser poupado, de ser... (enfim tantas outras coisas que só a imaginação para barrar e libertar). Mas o mais interessante nesta passagem é que uma vez arriscado, não tem o que perder sempre ganha... e aqui fica a minha mensagem, vamos arriscar... com prudência, mas com loucura também, afinal de contas... onde fica uma e onde fica a outra ponta da sobriedade e da loucura? Grande abraço, grande amigo Leiteee!!!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico Andinho! Concordo contigo, a coragem não é ausencia de medo. Assim, devemos arriscar sempre e compartilhar o que temos.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir