terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Era da Ignorância

A evolução da humanidade acompanhando os ciclos da sociedade, desenvolve versões que refletem no desempenho humano. Saímos de uma sociedade agro-pastoril, para uma sociedade industrial. Em seguida, em meados da década de 90, adentramos a chamada Era da Informação. Onde estar informado, ou bem informado, era a bola da vez. Os meios de comunicação passaram a ter notoriedade e os holofotes. Ter domínio das tecnologias, acompanhar a velocidade das mudanças e estar "antenado" com o mundo globalizado, passou a ser critério de sobrevivência. Fomos bombardeados de informação, e, aos poucos, passamos a perguntar, que uso daremos a tudo isso? Em pouco tempo, vimos que o uso da informação, a informação útil, passa a ser fundamental. Nos deparamos com a Era do Conhecimento. Ter o conhecimento, produzir riquezas a partir da tangibilização do conhecimento, materializar o conhecimento, obter retorno a partir dele, passa a ser o target da gestão.E, neste momento, nos vemos atolados em tanta informação, através de tantos vetores, que passamos a questionar, mas será que tudo isso é verdade? Até que ponto a mídia pode estar influenciando no que lemos, vemos, ouvimos e temos? Até que ponto saber como ter é importante? Uma nova Era anuncia-se: a Era da Ignorância. A Educação, coloca-se como a grande mola propulsora cada vez mais importante neste contexto. Ensinar as pessoas a aprender a aprender, seria a forma mais eficaz de vencer este obstáculo.Pessoas mais críticas, que consigam discernir entre o certo e o errado, pessoas livres pelo conhecimento.Liberdade, conhecimento traz liberdade. Cogita-se que as empresas que vencerem na Era da ignorância, serão aquelas que conseguirão potencializar seu capital humano e intelectual a ponto de que todos possam contribuir com os seus Valores morais e intelecto.Aprender a aprender para vencer na Era da Ignorância. Conhecer-se, saber como transpor seus próprios limites, validar novos caminhos, seria este o papel inspirador da liderança, de dentro para fora, colocar o coração e o cérebro em sua plenitude. Construir o Ser Humano Integral.

6 comentários:

  1. ...pessoas mais críticas, acho que essa é a palavra-chave. Saber criticar, opinar, concordar ou discordar com argumentos plausíveis é o que falta às pessoas. Não fomos incentivados ao longo desse tempo todo e acho que essa idéia dessa ser dissiminada desde os primórdios da educação.
    Rô, parabéns pelo texto! Só uma pergunta (desculpa minha ignorância) qual o significado do nome do blog?

    ResponderExcluir
  2. Ira, poietike, vem do Grego, e significa a ciência produtiva, arte.
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Fala Rodrigão!!!!!!!!

    Achei interessantíssimo o contexto abordado neste blog e não poderia espera menos do seu fundador, aja visto, o que já nos ensinou durante todo o período acadêmico.

    Compartilhando da idéia, acho que a educação de hoje é demasiadamente bombardeada principalmente com informações provenientes da mídia televisiva e de fontes secundarias como a internet. Não sou contra esta realidade, mas defendo a idéia de que cada um deve ter a responsabilidade de filtrar da melhor maneira todos esses dados e assim estará conquistando um conhecimento mais relevante para o seu dia a dia.

    Em minha opinião, A ERA DA IGNORANCIA já se faz presente principalmente nos setores operacionais de algumas empresas. Observa-se casos de mecanicismo e pragmatismo por parte dos operários e uma disponibilidade de treinamento falhos ou até mesmo inexistentes perante os empregadores.

    Espero que tenha contribuído de maneira positiva para o bolg e estarei observando as futuras postagens.

    Até breve

    Paulo Vitor

    ResponderExcluir
  4. Olá Paulo!

    Que bom que gostou. Realmente o que chamamos de "era da ignorância" já está presente no nosso dia-a-dia. Por este motivo, defendo que ter conhecimento é ser livre! Livre para escolher, saber escolher. Livre para criticar, praticar a existência criativa. Valer a pena os neurônios que recebemos e produzimos... Penso que ser livre é poder. Poder ser digno de decidir e escolher por qual caminho seguir.
    Forte abraço e espero contar contigo sim, nas postagens e comentários. Vamos enriquecer nossa liberdade!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo,
    Não se podia esperar menos de você, O blog está muito interessante!
    Congratulations!

    Realmente, em meio a taanta informação,é necessário que nós saibamos ficar cada vez mais atentos,pois hoje ,se tem uma mídia que realmente é manipuladora.E como a Ira disse - Pessoas mais críticas- opinando,concordando ou discordando das informações,assim ,quem sabe,poderemos acabar com essa nova era!


    Atééé ;*

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran

    Valeu pelos comentários. Vamos nessa! Precisamos incentivar as pessoas a fazerem as perguntas. Os filósofos constumam dizer que conhecemos o teor de uma pessoa, pela qualidade das perguntas que ela faz... Acho que é uma referência interessante... fazer as perguntas certas...
    Abs.

    ResponderExcluir