domingo, 5 de abril de 2015

Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça!


Olá!


Aproveitei este trecho de um dos Evangelhos como título deste post. 

Esta sábia composição de palavras proferida pelo Mestre dos mestres, a cada dia torna-se mais relevante. 

Nesta minha caminhada, em meio a equipes e postulantes a líderes, tenho encontrado vários desafios. Contudo, nenhum é mais frequente que a inabilidade de escuta das pessoas. A ansiedade, os atropelos, o pensamento acelerado a cada dia aumentam a distância entre os corações. Cada um quer ser ouvido, mas poucos dedicam-se a realmente escutar.


Vivendo em um clima onde a necessidade de dizer, de ser visto, de ser percebido, passa a ser a tônica dos relacionamentos, passamos pelo jardim sem admirar as flores. Quilômetros separam almas nas mesas de jantar, nos ambientes de trabalho, nos bancos da praça. Pessoas que tem muito a dizer, mas pouco a escutar habitam no mesmo ambiente sem serem vistas.

Ambientes familiares e corporativos transformados em verdadeiros abismos onde a fala tem prioridade ou onde a tela do celular possui a preferência na comunicação. 

Já percebeu como é difícil de relacionar-se com quem fala muito e ouve pouco? 

Pessoas que despejam argumentos, inundam o ambiente de prosas e convicções, mas que muito raramente investem tempo para prestar atenção nos assuntos ao redor. Pessoas assim até fingem que te ouvem, mas no primeiro momento em que você pára para respirar, assumem o controle e já começam um novo assunto.

Tenho aprendido que não passam de pobres almas inseguras que buscam autoafirmação. Falam, falam e falam imaginando ser pela voz a chave da conquista, do reconhecimento e do merecimento. Preferem cobrir o espaço com a sua opinião e suas verdades, em vez de descobrir novos mundos, de desbravar outros pontos de vista, de debater e aprender novos caminhos.

Tenho aprendido que alguns não estão prontos para o caminho e, a estes só resta-nos entregar-lhes o silêncio na expectativa de que um dia percebam que há flores no jardim.


O querido professor Rubem Alves um dia escreveu: 


"...é na escuta que o amor começa e é na falta de escuta que ele termina. 
A gente não se apaixona por quem fala bonito. 
Apaixonamo-nos por quem escuta bonito..."




E como isso faz sentido! Como é gostoso conviver com quem sabe escutar paciente e atenciosamente. Como é prazeroso estar com quem ouve bonito. Pessoas queridas, que sabem como poucos como cultivar laços duradouros. Sabem que a chave para conectar almas está na escuta dos sons do coração do outro.

Somado a tudo isso, um dia, o grande Mestre disse, "quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça". Confesso que é um exercício duro e diário, que requer disciplina e força de vontade. A tentação de falar mais do que ouvir é grande, mas os ganhos, para mim, tem sido muito valiosos. 

Ao praticar escutar mais, tenho aprendido a ler os sinais que antes não percebia. Tenho desvendado segredos que antes passavam na minha frente sem vê-los. Tenho recebido muito mais do que antes pensava; conquistado muito mais do que imaginava. Descobri que se a escuta é rasa, o discurso é de superfície. Tenho aprendido que profundidade de fala só vem com intensidade de escuta.

Então, quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça! 


Gente chata só sabe falar e discursar. Tem até boa fala, mas péssima escuta. Interesse zero no outro, mas nota dez em chatice. Sabichões que devaneiam conceitos, sem dar espaço para conectarem-se aos corações dos outros. Ficam esperando só uma oportunidade para inundar área com retalhos de informações e verdades que proferem sem sentir ou viver.

Quer aprender um exercício de liderança? Escute mais! 

Escute seus filhos. Há mensagens que eles não dizem, mas que esperam que você as descubra.
Escute quem convive contigo. Há ansiedades e dúvidas que seriam curadas logo de início, bastaria um movimento de seu interesse em ouví-las.
Escute as pessoas que trabalham contigo. Você se surpreenderá com as possibilidades de solução que os outros tem à disposição e que você poderia ter usado se tivesse tido a humildade de reconhecer que não sabe de tudo.

Tudo isso a vida tem me ensinado. E, ao escolher trilhar este caminho, o da escuta, consegui compor um método simples e altamente eficaz, o qual publiquei em meu primeiro livro. Onde ao colocar a escuta antes da fala, descobre-se que há vida do outro lado da mesa. 

E, se isto faz sentido para você, te agradeço por ter me ouvido até aqui e convido-te a compartilhar seus aprendizados. Criemos juntos uma rede de "escutadores" que preferem ser "aprendentes" em vez de "ensinantes".

Mestres inesquecíveis, ótimos autores, sábios professores tem apontado este caminho, onde escutar antes de falar é um bom exercício de respeito, gratidão e de dar valor ao outro como instrumento do seu aprendizado.

Pense nisso!

Forte abraço!