domingo, 27 de novembro de 2011

Dicas Simples - Procurando trabalho

Olá!

Nesta série de posts, chamei de "Dicas simples", onde o objetivo é listar pequenas, mas importantes dicas para os habitantes do mundo do trabalho.

Certa vez, encontrei um ditado interessante: "Muito bom aprender com os próprios erros, mas muito mais barato, aprender com os erros dos outros". Assim, hoje, relacionei dicas sobre: "procurando trabalho", baseadas em entrevistas e conversas que tive com candidatos a vagas, que conheci.

Então, vamos lá:


  1. Tenha seu objetivo: lembre-se, para quem não sabe qual seu destino, qualquer caminho serve. Sem objetivo claro, fica difícil tanto para quem oferece a vaga como para você, decidir se é o trabalho ideal para você.
  2. Seja otimista: se você ainda está procurando trabalho, lembre-se: o não você já tem, então, tente! Desistir sem tentar é a pior das decisões.
  3. Conte sua história: aprenda a honrar sua história de vida: quem é sua família? De onde você veio? O que te moldou? Onde estudou, se estudou?... Creio que quem não valoriza a própria história, vai ter uma grande dificuldade de construir uma história na empresa.
  4. Valorize suas escolhas: todo o resultado que você é ou tem hoje, é fruto de suas escolhas. Não as julgue, apenas aprenda com elas. São escolhas que você teve que fazer no passado e que te trouxeram até aqui.
  5. Procure trabalho: emprego está em falta, mas trabalho, tem muito! Há muita coisa a ser feita. Portanto, esteja disposto a trabalhar, a construir, a criar, a fazer o diferente!
  6. Bom humor: rir de si mesmo, tornar leve o ambiente. Lembre-se: as pessoas negativas, iluminam a sala quanto saem!
  7. Relacione-se: sua rede de contatos é o seu maior patrimônio. Mantenha-a ativa: compartilhe seus conhecimentos, aprenda com os de sua rede.
  8. Agradeça e reconheça: das indicações que receber até as críticas, seja grato! A gratidão devolve a você a energia que emitiu ao Universo. Envie as boas energias que você gostaria de receber.
  9. Ética: lembre-se de que você é responsável por suas escolhas. Pare de falar mal de empregos anteriores. De alguma forma, você permitiu que o que viveu estivesse ao seu redor, então, valorize suas escolhas ao invés de maldizer as experiências que teve.
  10. Aprenda: o verbo é aprender. Diz-se que quanto mais ensinamos, mais aprendemos. Aprenda com toda conversa, seja ela uma entrevista, ou quando aguarda sua vez. Tudo é aprendizado que poderá utilizar no futuro.
  11. Seja você: ser autêntico, ser verdadeiro. A virtude que mais separa o joio do trigo entre candidatos. Cada vez mais os processos seletivos serão mais rigorosos em contratar a pessoa certa e não somente a mais capacitada.
  12. Admita seus erros: os erros completam o aprendizado. Valorize-os. Muitos creem que errar é ruim. Mas só não erra quem não tenta; e nem tentar, é a pior das atitudes.
  13. Cuide do espírito: estar bem fisicamente é tão importante quanto espiritualmente. Lembre-se de como é prazeroso conversar com alguém com paz de espírito. Então, agora você já sabe como seu entrevistador gostaria de encontrá-lo(a).
  14. Pergunte sempre: mostre o interesse pela causa que motiva aquele lugar, procure descobrir como você poderia ser útil lá. Descubra se você se contrataria para a vaga a que se candidatou.

Bom, fica agora o convite para você compartilhar as suas dicas e enriquecer nosso aprendizado.

Forte abraço.